Faça uma busca

Home A Empresa
Histórico PDF Imprimir E-mail
AddThis Social Bookmark Button

historia5.jpgEm 28 de fevereiro de 1957 foi fundado pelo farmacêutico químico Fridel Oscar von Hohendorff, o Laboratório, pessoa física, com o nome Laboratório Dr. Fridel situado à Rua 1º de Março esquina Rua Presidente Roosevelt.

O setor de bioquímica estava aparelhado com um equipamento inédito no RS: o eletrofoto colorímetro marca Beckman e um microscópio bio-ocular marca Zeiss adaptado inclusive para pesquisa em campo escuro.

Em 30/07/1971 Dr. Fridel recebeu o título Especialista em Análises Clínicas pelo Conselho Regional de Farmácia do RS.

Em meados dos anos 60 houve mudança de nome para Laboratório Fridel Análises Clínicas Ltda.; pessoa jurídica com sede própria à Rua Osvaldo Aranha apto 4 e uma iniciativa promissora: a criação do setor de MICROBIOLOGIA com biotério.

historia2.jpgEm 1975 pressionado por demanda houve necessidade de nova mudança e investimentos. A casa matriz passou para Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 201 – amplo espaço com estacionamento e ajardinamento e criação de duas filiais, a saber:

Filial I – Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 799 anexo ao Hospital Centenário.

Filial II – Avenida Mauá nº 1523 Sapucaia do Sul

Foram adquiridos em São Paulo equipamentos pioneiros, não disponíveis ainda nos laboratórios do RS, a saber: gasometria arterial com resultado digital de 6 parâmetros e na hematologia diluidor, contador eletrônico de células vermelhas e brancas bem como um espectrofotômetro para dosagemhistoria4.jpg de hemoglobina humana marca TOA.

A central de exames passou a operar junto ao Hospital Centenário – atendimento 24 horas.

Em 1976 Dr. Fridel tornou-se sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas com sede no Rio de Janeiro.

Em 1980 a matriz passou para Avenida João Corrêa, 933 salas 201 a 203 – sede própria após a saída do Hospital Centenário.

historia1.jpgApós dois anos nova volta ao Hospital Centenário à pedido da direção hospitalar.

Em 18/12/1985 passou a participar do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ – inscrição nº 50, logo um dos primeiros a aderir a qualificação no RS.

Houve também a mudança da filial de Sapucaia do Sul para a Rua Nossa Senhora da Conceição nº 136.

Em 1996 iniciou-se a era da AUTOMAÇÃO com a aquisição dos equipamentos modelo COBAS – Laboratório Roche – para bioquímica – Íons e hematologia, novo endereço para a filial de Sapucaia do Sul, Rua Nossa Senhora da Conceição, 125 salas 9 e 11.

fachada.jpgEm 1999 registrou em marcas e patentes junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sua nova logomarca FRIDELAB ANÁLISES CLÍNICAS DESDE 1957.

Em 2003 a AUTOMAÇÃO ampliou-se para a IMUNOLOGIA, equipamento AXSYM – Laboratório Abbott.

Em 2004 o setor de HEMATOLOGIA passou a receber automação com equipamento Sysmex – Laboratório Roche.

Em março de 2007 em local exclusivo para atendimento de coletas o laboratório, matriz passou a operar na Rua Conceição nº 946 em modernas instalações, muita tecnologia e conforto.

Em março de 2007 foi extinta o filial I junto ao Hospital Centenário – 24 horas em virtude do término do tempo de licitação.

cadeiras_coleta.jpgAs certificações do Programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ, Certificado Ouro, Certificado Platina e Certicado Diamante, a saber o maior Programa da América Latina, são parte do nosso patrimônio e nossa confiabilidade junto à classe médica e usuários.

Em outubro de 2007 recebemos o Certificado Diamante do Programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ que nos situa entre um dos 4 laboratórios do País a receber tal distinção.

Em 22 de setembro de 2009, através da pesquisa encomendada pelo jornal VS em parceria com a Unisinos, apontou o Laboratório Fridel como referência em laboratório "A marca mais lembrada de forma espontânea pelos entrevistados". Assim sendo, o Laboratório recebeu o troféu Sino Marcas e Valores. Feito este, que se repetiu pelo segundo ano consecutivo em 2010.

Em 2011, no dia 5 de dezembro, o Laboratório recebeu o "Prêmio Melhores Fornecedores e Credenciados", que é promovido pela Unimed Vale do Sinos, apontou que o Fridelab teve o melhor desempenho na avaliação da operadora de saúde pelo segundo ano consecutivo.

Em 17 de setembro de 2013, o Laboratório Fridel (Fridelab) recebeu, com muito orgulho e satisfação, o Prêmio Marcas & Valores realizado pelo Jornal VS em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo e a UNISINOS. Um reconhecimento pela competência do trabalho realizado e por ser uma das 30 marcas mais lembradas pelos entrevistados na cidade de São Leopoldo.